Imigrar nunca é fácil, mas os desafios estão aí para serem vencidos
George Roberts, jornalista e apresentador
Quando cheguei nos Estados Unidos pensei que tudo seria mais fácil, pois já dominava o idioma. Porém, dia após dia fui percebendo que havia muitas regras estabelecidas e que precisaria entendê-las para realizar tudo o que sonhava.
Claro, para um imigrante a vida é mais complicada, pois o choque cultural é inevitável.
Em uma entrevista que dei para o Podcast “Ponto e Vírgula”*, um dos apresentadores me fez a seguinte pergunta:
– Existe preconceito contra o imigrante nos Estados Unidos?
Preconceito está em todos os lugares. O que nos leva a ter uma melhor posição é se aprimorar a cada dia. Estudar mais ainda o idioma, a cultura e as leis do país. A partir do momento que você tem assunto para abordar e consegue se expressar melhor, as pessoas passam a te ver com outros olhos.
Particularmente, acredito muito no poder do conhecimento, pois é a única coisa que não se perde na vida. O estudo de algo que nos é desconhecido alimenta a nossa alma.
O preconceito realmente existe, mas temos que ter a consciência que nós, imigrantes, trabalhamos em áreas nas quais um “nativo” não costuma ou quer trabalhar, como limpeza (cleaning) ou construção (Home Improvement).
E talvez este seja um dos motivos pelos quais chegamos nos Estados Unidos e prosperamos.
Lá no início, comecei a falar sobre o choque cultural, mas o interessante é que à medida que fui me estabilizando, a vontade de voltar a morar no Brasil foi diminuindo.
Na verdade, ao menos pra mim, o imigrante só vai se sentir seguro e parte daquela nova realidade, diria, lá pelo segundo ou terceiro anos vivendo fora, que no meu caso são os Estados Unidos.
Mas sempre aparece aquela pergunta:
– É possível, mesmo sendo imigrante, progredir ao ponto de alcançar um alto cargo em uma empresa americana?
A minha resposta é um veemente SIM, mas temos que passar por avaliações que comprovem nossas competências.
Um país estrangeiro, qualquer um, será maravilhoso para se viver sempre que você estiver aberto e com uma vontade imensa de aprender e de apreender essa nova cultura.
Quer vir morar na América?
Então não se iluda com o dólar, quem realmente quer crescer cultural e financeiramente, crescerá qualquer que seja o lugar.
A experiência sempre valerá a pena quando a alma não for pequena. Acho que copiei isso de uma Pessoa, um tal de Fernando, né?! :o)
Viva, sonhe e realize. O sucesso é consequência.
O jornalista e apresentador George Roberts fala um pouco de suas experiências e conquistas em mais de vinte anos na terra do Tio Sam.